Aparador 1,2,3,4
- Coral Thai
- 30 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de fev. de 2023
No trabalho de Pao (aparadores) podemos trabalhar em vários níveis de acordo com a evolução do aluno.

Separei em níveis focando aquilo que o aluno precisa em cada fase de desenvolvimento. 1) APRENDA: Aprendizado do movimento, aqui é feito um recorte e o aluno aplica a técnica nos aparadores, pode ser um conjunto de técnicas que são o objetivo do dia, ou somente uma técnica que precisa receber mais atenção para ser corrigida.
1.1 - BÁSICO DO BÁSICO: Base, guarda, golpes iniciais, correções, ângulos, fundamentos
1.2 - REPETIÇÃO MECÂNICA: Repetição de golpe especifico para fixar
1.3 - REPETIÇÃO ALTERNADA: Repetição de golpe especifico + golpes já aprendidos (teep, jab, teep, direto, teep, cruzado, teep, upper, etc)
1.4 - REAÇÃO AO COMANDO: Comunicação de aparadores através do ângulo, ao sinalizar o aparador o aluno já entende qual movimento deve fazer.
2)FLOW: Aqui o aluno ataca de forma mais natural e fluida, já aprendeu os movimentos e não recebe tanta correção. São feitos nesse nível ajustes de distância, cadência e cardio.
2.1 - GOLPES ISOLADOS: Faça os golpes já aprendidos com mais força e velocidade
2.2 - COMBINAÇÕES COMBINADAS: Golpes que casam em sequência pré-determinada
2.3 - DRILLS: Repetição de uma combinação combinada infinitamente
2.4 - SINAIS REATIVOS: Ao pedir um golpe o aluno já sabe os outros golpes em seguida
3) INTERAÇÃO:Já no terceiro nível, a luta começa a acontecer, ao atacar, o aluno também receberá ataques e terá de aplicar as defesas e contra ataques que se encaixam em cada situação. Existem golpes que se casam com certa distância, angulação e situação. E é aqui que o aluno vai tomando consciência disso.
3.1 - DEFESAS BÁSICAS: Limpar, fechar ou recuar. Para cada golpe existem algumas defesas de acordo com a intenção do defensor.
3.2 - REAÇÕES BÁSICAS: Após defender o golpe, existem algumas aberturas geradas por quem ataca, e aqui essas aberturas são exploradas
3.3 - QUEBRA DE DEFESAS: Cada defesa tem sua fraqueza, aqui é explorado junto dos golpes em sequencia que podem ser aplicados, as quebras de defesa acontecem tanto pelo aluno quanto pelo treinador
3.4 - OPÇÕES: Para cada situação e intenção existe uma possibilidade de resposta, aqui o aluno escolhe o que vai fazer, atiçando o raciocínio para o aproximar cada vez mais da realidade da luta.
4) FREE STYLE, esse nível depende de muita intimidade de treino entre o treinador e o aluno, normalmente já existem respostas guiadas pré combinadas, porém alguns movimentos podem aparecer de forma aleatória sem prejudicar a fluidez do exercício.
4.1 - LIMITADOR BRAÇOS OU PERNAS: O aluno bate de forma livre só com os braços ou só com as pernas
4.2 - LIMITADOR BRAÇOS + PERNAS: O aluno bate de forma livre com os braços e com as pernas porém é limitado pelos golpes definidos.
4.3 - LIVRE: o aluno decide onde vai bater e o treinador tem que acompanhar
4.4 - JOGO INESPERADO: o aluno tem que quebrar o padrão a todo momento e deixar o treinador desestabilizado, desequilibrado e desajeitado. (intenção de treinar fintas para que o adversário esteja sempre desconfortável)
Comments