top of page

Bojikan e o processo de aprendizagem

  • Foto do escritor: Coral Thai
    Coral Thai
  • 17 de out. de 2024
  • 3 min de leitura

Resposta:


A metodologia de ensino proposta por Bojikan e Bojikan (2012) é uma abordagem estruturada que visa facilitar o aprendizado e a prática da modalidade, especialmente em contextos educativos e formativos. Esta metodologia se concentra em aspectos específicos do ensino e da aprendizagem, levando em consideração as particularidades do esporte, como sua dinâmica de rede e as habilidades técnicas necessárias.


Embora eu não tenha acesso direto ao texto de Bojikan e Bojikan (2012), as metodologias de ensino geralmente incluem elementos como:


1)Aprendizagem Progressiva: Dividir o ensino em etapas progressivas, começando com fundamentos básicos e avançando para habilidades mais complexas. Isso pode incluir o ensino de passes simples, depois de ataques e defesas, e finalmente a integração de estratégias de jogo.


2)Foco na Técnica: Enfatizar a importância da técnica correta para a execução de movimentos fundamentais como o saque, o passe, o levantamento e o ataque. A técnica é crucial para a eficiência e eficácia dos jogadores no voleibol.


3)Uso de Jogos e Simulações: implementar jogos e simulações que imitem situações reais de jogo pode ajudar os jogadores a aplicar técnicas e estratégias em contextos práticos, melhorando a tomada de decisão e a adaptação ao jogo.


4)Feedback e Correção: Fornecer feedback contínuo e correção técnica para ajudar os jogadores a melhorar suas habilidades e corrigir erros. Isso pode ser feito através de observações durante o treino e análises de vídeo.


A) É a etapa onde o aluno tem o primeiro contato com a execução técnica da habilidade, em que as técnicas são complexas e seriadas na maioria das vezes, o que será feito é uma divisão da habilidade em partes.


B) É uma etapa teórica e cognitiva, quando não há exercícios, e na qual o aluno irá formar a ideia geral do movimento a ser aprendido. O professor/técnico pode utilizar fotos ou vídeos de atletas famosos disponíveis na internet.


C) Nesse estágio, serão realizadas as correções dos erros mais comuns, sendo que os exercícios formativos visam à melhora da condição física, e os exercícios educativos, a correção da execução técnica.


D) A característica que nessa fase ocorre é a estabilização da execução da técnica, sendo que se faz necessária a prática, ou seja, a repetição da habilidade técnica.


E) Essa fase vai fazer com que o aluno utilize a habilidade que está aprendendo no jogo, que é subdividido em exercícios em forma de jogo, jogo adaptado e jogo propriamente



Apresentação da habilidade motora:


Principal objetivo é dar ciência da importância do movimento que ira aprender, da ideia geral do movimento e sua aplicabilidade na dinâmica do jogo, para então motivar o aluno á aprendizagem. É onde ocorre o primeiro contato da criança com o movimento.


Sequencia pedagógica:


Como as habilidades motoras do voleibol não são naturais a criança, nessa fase  do ensino, é realizada com um numero mínimo de repetições para que a criança compreenda o processo de associação  do movimento  por meio de estimulações sensoriais e cenestésicas.


Exercícios educativos e formativos:


Fase onde há a correção dos fundamentos, onde erros de execução que surgem após a sequencia pedagógica são corrigidos. Não deve ocorrer a automatização ate este momento.  


Automatização:


Uma vez retido o movimento, este passa a ser natural ao individuo que terá uma execução harmoniosa e funcional, ou seja , processo de fixação do exercício que exige repetições para que assim seja automatizado.


Aplicação do fundamento a mecânica do jogo:


É recomendado dar importância a boa execução, onde a aplicação deve começar de forma simples e progressivamente mais complexas e executáveis. Essa fase é dividida em 3 partes ; exercício em forma de jogo, jogo adaptado e jogo iniciação.



I. Os primeiros exercícios de automatização de uma habilidade devem ser mais simples, com execução estática e individual e, aos poucos, aumentando a complexidade dos exercícios, inserindo deslocamentos e exercícios em dupla, trios, grupos.


II. Em um primeiro momento, ao ensinar uma habilidade, é importante que o professor realize exercícios mais simples com os(as) alunos(as), possibilitando a criação de novas situações, o que exige novos movimentos e contribui no aprendizado.


III. Após automatizado a movimentação, é necessário progredir para a próxima etapa do processo de aprendizagem, no qual o aluno aplicará o comportamento-alvo ao contexto-alvo.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Comando do player 2

E se o corner além de conseguir comandar o próprio atleta, comanda também o adversário? Consigo fazer meu atleta entrar na mente do...

 
 
 

Comentários


bottom of page